Hoje me deu vontade de escrever um pouco sobre um assunto que me diverte muito. É um pouco polêmico, mas sempre dou boas risadas quando penso ou falo sobre "CAFONICES DECORATIVAS" rs!
Atire a primeira pedra aquele que nunca julgou algum item ou característica da decoração alheia! Aposto que, 90% já fez isso, os outros 10% eram todos homens, que as vezes não reparam nestes detalhes "tão pequenos", rssss!
Falar sobre o que é brega em decoração, é sempre uma tarefa difícil, porque o "bom gosto" ou "mau gosto" é relativo, as vezes o que é bonito para mim é horroroso para outra pessoa. Assim como acontece no mundo fashion, existem algumas breguices universais e também itens de elegância indiscutível (mas sobre coisas chiques, vou deixar para falar em outro post).
Vou tentar fazer uma listinha com o que eu considero o TOP DA CAFONICE:
1-) KITS OU JOGOS DE BANHEIRO: aquele que tem capa para tampa de vaso sanitário, tapetinho que encaixa na frente do vaso, outro tapete normal e as vezes um porta papel higiênico medonho, tudo isso muito colorido, com estampas, feitos em crochê ou outros materiais. Gente, nada pode ser pior que isso, além de ser mega anti higiênico! Acho que se o Dr.Bactéria vai em uma casa que tem o famigerado "kit" ele morre instantaneamente, rs! Já pararam para pensar quantas mil bactérias pode existir naquela capa de vaso sanitário? Socorrooooooooooo!
Aí eu me pergunto, qual é a função de um jogo destes? Se o vaso sanitário já tem tampa, será que ela precisa de uma capa? Ok, alguém pode falar, é meramente decorativo, é para "enfeitar", mas banheiro geralmente não precisa de muito enfeite, basta que seja limpo e que tenha itens funcionais em bom estado, se quiser um objeto de decoração pode ser um vaso com flores, um vidro com aromatizante, uma caixa bonita para sabonetes, um quadro ou um tapete se for um lavabo e está ótimo!
Só não coloquei imagens que achei no Google, porque é mancada com as pessoas que comercializam este tipo de produto, aliás fica a dica para os produtores(as) dos kits do "medo", comece a produzir outras coisas, a tendência é que seu produto seja cada vez mais rejeitado pelo mercado. Se você tem o tal "joguinho de banheiro", se livra disso, sua vida vai mudar, eu garanto!
2-) ARRANJOS FLORAIS ARTIFICIAIS EM VASO COM GEL EM CORES FLUORESCENTES: acredito que todo mundo já tenha visto estes "vasinhos" em algum lugar, se você ainda não teve este desprazer visual, considere-se uma pessoa de sorte rs! Segue a descrição: são vasos com flores artificiais (e de fato estas flores não parecem em nada com flores naturais, até a pessoa mais distraída consegue identificar que tratam-se de flores de plástico) que são mergulhadas em um gel colorido, que são as vezes até fluorescentes! Já vi estes vasos com gel de cores variadas, as "espécies" mais comuns são os pinks, laranjas e verdes.
E a pergunta que não quer calar: não seria uma das propriedades da água ser incolor? Não vejo problema nenhum em vasos com flores artificiais (desde que sejam bonitas e pareçam com flores naturais, claro) e até com gel incolor. Eu só não consigo entender este "modismo brega" de querer dar cor à água! Poxa vida, deixem a água ser incolor!
3-) CORTINAS CHEIAS DE BABADOS + CORES BERRANTES + ESTAMPAS GIGANTES:
Na verdade, eu aglutinei fatores que podem tornar uma cortina algo pavoroso. As vezes, estas características aparecem todas juntas, ou seja, uma cortina com babados, laranja, com parte dela, com estampas imensas compondo um conjunto digno do oscar do brega!
Aí eu penso: mas porque as pessoas fazem isso? Então, comecei a tentar encontrar uma explicação, e consegui formular uma hipótese para os fatores causadores deste "fenômeno"! Geralmente, estas cortinas são baratas e podem ser compradas prontas, e então, ingenuamente o consumidor acha uma ótima ideia, já que além de ser uma opção prática e de baixo custo, é também uma forma de deixar o ambiente mais colorido (e bota colorido nisso rs). Acredito que, no momento de "empolgação", que envolve o ato de comprar, as pessoas não refletem muito sobre o que estão fazendo, e ao invés de tornar suas casas mais confortáveis e bonitas, acabam transformando suas casas em um verdadeiro carnaval das cores e do horror. Eu sei que se conselho fosse bom, ninguém dava, mas vou fazer uma gentileza aqui, haha. Se você pretende empregar cores em um ambiente, sugiro que não escolha a cortina para satisfazer este seu desejo, existem formas mais fáceis de conseguir isso e o resultado é bem melhor!
OBS: existem cortinas e xales coloridos que são super bonitos, inclusive tecidos estampados (coisas de muito bom gosto, de altíssimo nível), quero deixar bem claro que citei acima um exemplo bem peculiar, o over mesmo.
Pretendo ainda, pesquisar mais tópicos cafonas e "enriquecer" o conteúdo deste post (que ficou muito longo, eu sei, mas não consigo falar ou escrever pouco) rs.
Fiquem com a imagem do Falcão, o ícone do brega melody (adoro ele rs!). E pra quem não sabe, ele é ARQUITETO!
E vocês, o que vocês consideram brega em decorações? Agora quero ver as sugestões dos comentários hein...